DETEMM - Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalúrgia

 

O Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia (DETEMM) atua em programas de P&D, consultorias técnica e gerencial para os segmentos do setor mínero-metalúrgico e ainda nos setores de Engenharia Civil, Ambiental e de Produção. O departamento desenvolve suas atividades através de divisões temáticas – Processamento de Minérios Ferrosos e Não Ferrosos, Metálicos e Industriais, Aglomeração de Minérios e Resíduos Industrias –, que atuam de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

A equipe do DETEMM é composta por profissionais seniores, com larga experiência em formulação, gestão e desenvolvimento de projetos voltados para os setores de sua competência. Sua infraestrutura conta com equipamentos modernos para os diversos estudos relacionados, destacando-se os laboratórios de caracterização física, química e mineralógica e de processamento em bancada para amostras de pequeno porte; um moderno laboratório de aglomeração de minérios, composto por unidades piloto de pelotização e sinterização; e um laboratório de redução. Além disso, conta com plantas em escala piloto, nas quais podem ser realizados estudos em circuitos diversos de concentração mineral, contemplando as operações unitárias de britagem, classificação, moagem, concentração por flotação em células convencionais e em coluna, gravimetria e separação magnética, a seco e a úmido,  em diferentes intensidades  de campo.

 

O DETEMM oferece estudos de hidrometalurgia, como lixiviação química e bacteriana de metais, entre outros, considerados alternativas ao aproveitamento de minérios de baixo teor ou de maior complexidade mineralógica, um dos maiores desafios atuais do segmento mínero-metalúrgico.


Top