DEMAM - Departamento de Meio Ambiente

 

Utilizar recursos naturais com sustentabilidade é o objetivo principal dos estudos e projetos desenvolvidos pelo Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) com entidades públicas e privadas do Brasil e do exterior. O DEMAM propõe soluções sustentáveis, mitigando as agressões ao meio ambiente, buscando processos ambientais mais eficazes na exploração e extração de recursos naturais.

 

O DEMAM promove treinamentos e cursos de desenvolvimento profissional por meio de parcerias, destacando-se o convênio da Gorceix com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde o DEMAM atua na gestão de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu. Entre os trabalhos realizados, destacam-se a participação de órgãos públicos e privados, visando ao desenvolvimento de pesquisas e ensino, bem como prestação de serviços voltados à sustentabilidade socioambiental.

 

Parceiro das maiores empresas brasileiras de exploração e explotação de recursos naturais, o DEMAM atua em projetos de consultoria, associado a outros departamentos da Fundação Gorceix, especialmente ao DEPETRO e ao DETEMM. Os professores, estudantes e profissionais ligados ao DEMAM desenvolvem conceitos, metodologias e normatizações envolvidos no processo de elaboração de diagnósticos, bem como o gerenciamento de projetos relacionados à revitalização de áreas ambientalmente impactadas.

 

Com um histórico de projetos e conhecimentos voltados ao estudo do meio ambiente, o DEMAM está preparado para enfrentar os desafios relativos ao desenvolvimento sustentável, com foco na mitigação, bem como na eliminação, de eventuais impactos promovidos pelo setor mínero-metalúrgico e, ainda, na elaboração de projetos que possam contribuir para a disposição de resíduos sólidos urbanos e industriais, auxiliando no desenvolvimento sustentável.

Projetos desenvolvidos em 2016 ou em andamento

·         Termo de ajuste de conduta para prevenção, coibição e repreensão de toda e qualquer conduta efetiva e potencialmente degradadora dos direitos e interesses difusos e coletivos, tendo em vista a preservação, conservação e recuperação de áreas em geral

Empresa: Ministério Público Curso de Capacitação e Treinamento em Recursos Hídricos, aberto a toda população interessada que atue em áreas correlatas e de interface com a sustentabilidade ambiental.
Empresa: Hidroex

·         Gestão Compartilhada da Unidade de Conservação e Proteção Integral do Parque Natural Municipal das Andorinhas.

Empresa: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

·         Consultoria e Assessoria para Apoio Técnico e Acompanhamento de Ações na Área de Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural

Empresa: Prefeitura Municipal de Nova Lima

·         Estudos Técnicos para Criação de Unidade de Conservação na Área de Abrangência do Jardim Botânico de Ouro Preto.

Empresa: Ministário Público

·         Monitoramento de áreas impactadas na Bacia do Rio Doce nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Empresa: Samarco

·         Diagnóstico de Área de Impácto em Ouro Preto

Empresa: Samarco

·         Caracterização Química de Águas Fluviais no Distrito de Barra Longa-MG

Empresa: Vale ITV

 


Top