Bolsas Oferecidas

 

CADASTRO

Para o aluno ter direito aos benefícios oferecidos pela Fundação Gorceix é preciso que faça antes um pré-cadastro.

O pré-cadastro é feito na área do aluno por meio do Sistema Integrado Gorceix –SIG,  no site da Fundação.

Após realizar o pré-cadastro, o aluno deverá entregar no setor de bolsas no prazo estipulado ao final do preenchimento do questionário cadastral, toda documentação solicitada no DD004- Documentação para cadastro na FG, a fim de comprovar as informações lançadas.

Os critérios utilizados para análise socioeconômica são baseados na renda per capita familiar, patrimônio, bens e etc., comprovados em declaração de imposto de renda atual ou comprovantes de pagamento.

Os cadastros serão analisados pelo Departamento de Bolsas e Benefícios, por ordem de entrada da documentação no prazo de até 60(sessenta) dias.

Os alunos que comprovem hipossuficiência financeira poderão ser inseridos no Programa de Benefícios da FG, de acordo com o número de vagas definido pela administração.

Após triagem, os processos são separados por grau de carência assim definidos:

 

O Cadastro tem validade de 3 (três) anos, devendo ser feito nova avaliação, após este período.

 

BOLSAS E BENEFÍCIOS

BOLSA DE SUPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

A bolsa de suplementação educacional é destinada aos alunos carentes da Escola de Minas da UFOP.

O processo seletivo se inicia com a publicação do período de inscrição, para alunos que possuem cadastro, onde são informados o número de bolsas e os requisitos necessários à obtenção do benefício.

Os candidatos são selecionados pelo grau de carência de acordo com a apuração na analise socioeconômica.

Uma vez inseridos ao Programa, os alunos selecionados são comunicados por meio do site www.gorceix.org.br, ou diretamente pelo Departamento de Bolsas e Benefícios.

 

Para manutenção da bolsa, é exigido do aluno:

 

O aluno que não alcançar este coeficiente por dois semestres consecutivos terá sua bolsa suspensa.]

Para reaver a bolsa o aluno deverá ter coeficiente recuperado e fazer o recadastro.

 

BOLSA ESTÁGIO

A bolsa estágio é concedida, prioritariamente, aos alunos carentes da Escola de Minas, e preferencialmente aos que estejam cursando do 7º período em diante. O estágio é oferecido junto aos Departamentos da Fundação Gorceix, ou em instituições ou órgãos públicos que mantenham ou estabeleçam convênio com a Gorceix para este fim específico, juntamente com a Universidade Federal de Ouro Preto.

 

  O estágio poderá ser concedido sob duas modalidades:

  1.      Estágio remunerado,
  2.     Estágio não remunerado.

Na vigência do estágio, a Fundação Gorceix emite Termo de Compromisso de Estágio com todas as instituições envolvidas – Universidade, Fundação Gorceix, Professor Orientador e efetua a inclusão do aluno no Seguro Contra Acidentes Pessoais, em conformidade com a lei nº 11.788 de 25/09/2008 – Lei do Estágio.

A Fundação Gorceix proporciona ainda, de acordo com as possibilidades do momento e demanda de projetos, estágio profissionalizante a alunos do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) com o qual tem Convênio firmado para tal.

 

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/MONITORIA   

 A bolsa de Iniciação Científica destina-se a apoiar a execução de projetos de pesquisa, em nível de graduação nas diversas áreas da ciência e tecnologia e monitorias da Escola de Minas. As bolsas são ofertadas, prioritariamente, aos alunos carentes.

 Os alunos são indicados e selecionados pelo Diretor ou Chefes de Departamentos da Escola de Minas, para Iniciação cientifica e, no caso de Monitoria, o aluno passa por processo seletivo. As atividades por eles desenvolvidas são coordenadas por um professor orientador responsável.

 

BOLSA DE ESTUDO

A Fundação Gorceix poderá oferecer aos alunos da Escola de Minas da UFOP, auxílio financeiro mensal para que os mesmos se dediquem exclusivamente ao estudo e à formação acadêmica, nas seguintes modalidades:

 

 Finalidades:

 

BOLSAS ESPECIAIS

Destinadas aos alunos da Escola de Minas, têm por finalidade promover a capacitação dos alunos e apoiar as diversificadas necessidades da Escola, tais como:

 

Em conjunto com o Departamento de Orçamento e Finanças- DOF- da Universidade Federal de Ouro Preto, a Fundação Gorceix concede ainda bolsas de apoio a diversos Projetos da Universidade, sendo fixados anualmente os valores relativos a essa ação conjunta. Tais bolsas são destinadas aos alunos carentes da Escola de Minas/Universidade Federal de Ouro Preto.

 

BOLSA DE PESQUISA

As Bolsas de Pesquisa são realizadas por meio de diversos convênios e projetos ligados à Fundação Gorceix e destinam-se às diversas áreas do conhecimento.  Têm por finalidade promover a formação acadêmica dos alunos e capacitar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, além de desenvolver o espírito criativo dos mesmos.

 

BOLSA DE MÉRITO ACADÊMICO-BMA

A Bolsa de Mérito Acadêmico é destinada aos alunos de graduação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto que apresentarem os maiores coeficientes de rendimento em seus respectivos cursos.

A indicação dos beneficiários é de responsabilidade da diretoria da Escola de Minas.

 

BOLSA DE MOBILIDADE ACADÊMICA - INTERCÂMBIO

Esta bolsa visa promover ao aluno de graduação da Escola de Minas/UFOP o desenvolvimento internacional. A Bolsa de Mobilidade Acadêmica Intercâmbio poderá ser  concedida ao aluno que apresentar coeficiente maior/igual a 7.

A cada semestre será fixado o numero de bolsas, de acordo com a disponibilidade financeira do momento. Serão concedidas aos alunos regularmente matriculados nos cursos da Escola de Minas /UFOP.

A listagem constando o nome , curso, destino , coeficiente e peíiodo do Intercâmbio dos alunos candidatos ao programa são enviados pela CAINT/UFOP.

 

AUXILIO ALIMENTAÇÃO

 Para esta modalidade de benefício, a seleção, assim como a necessidade de apoio ao aluno, é feita pelo Centro de Apoio ao Carente – CAC- da UFOP, visto que este programa é desenvolvido em parceria com a UFOP.

Este benefício varia de acordo com a carência do aluno na UFOP:

 

Os alunos selecionados pela UFOP devem possuir cadastro na FG.

O carregamento do cartão do aluno é feito automaticamente pela PRACE (Pró Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis) /UFOP.

Para este beneficio, a Fundação Gorceix fixa, a cada exercício, o número de beneficiários que serão atendidos mensalmente.

 Dentro do Programa de Bolsa Alimentação foi instituído um subprograma em parceria com a Universidade, a Bolsa RU (Restaurante Universitário). Para este programa, são selecionados alunos da Escola de Minas/UFOP, que apresentem carência financeira (processo idêntico ao de Programa de Bolsa Suplementação Educacional), para desenvolvimento de atividades de apoio e controle junto ao restaurante Universitário da UFOP - Campus Ouro Preto.

Para esta modalidade de benefício, é fixado no início de cada exercício, o valor mensal da bolsa (especial), destinado à fixação e permanência dos alunos na Universidade.

 

OUTROS BENEFÍCIOS
Os alunos da EM/UFOP com carência comprovada têm também direito ao auxílio saúde médico/odontológico e complementação da formação profissional.

 

    A Fundação Gorceix poderá oferecer ainda:

 

Para as participações em eventos ou apresentações de trabalho, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos para análise pela Administração:

 

 

A documentação deve ser entregue com no mínimo 20 dias úteis de antecedência para análise.

Se aprovado, o pagamento do auxílio será efetuado em conta bancária do

 

PREVISÃO DE EXCLUSÃO DOS DIVERSOS PROGRAMAS

A exclusão dos benefícios ocorre mediante as seguintes condições:

 

 

 


Top